Irmão Adam – Biografia – Portugues

Biografia do Irmão Adam et de sua abelha Buckfast. Présentation : une idée originale de Raymond Zimmer dans son opuscule : L’abeille Buckfast en Question(s).


Adaptacao para o Portugues por
Tarcila Lucena
São Paulo, Brasil
Uma Vida Uma Abelha
Irmão Adam :
Mestre Apicultor
A Buckfast™ :
Sua abelha

1898

No dia 3 de agosto nasce Karl Kehrle, futuro Irmão ADAM, em Mittelbiberach [9°45’E;48°05’N], sul da Alemanha, ao norte do lago Constance (66 km).
Ainda criança se interessa por apicultura.

1910

Em março deste ano entra para o convento da ordem dos Beneditinos de Buckfast
[50°29.425’N 3°46.629’W].
No mosteiro, reconstruído em 1882, havia uma população de abelhas principalmente indígenas.

1913

Um surto de acariose tem início na Ilha de Wight e se espalha por várias regiões do Reino Unido. Esta parasitose dizimou literalmente as colônias da região.

1915

O Irmão Adam é nomeado assistente do Irmão Columban no apiário do mosteiro. No outono o responsável apícola do condado prevê a destruição total das colmeias na primavera que se seguirá.

1916

Inspirado por suas observações quanto a resistência a acariose das raças estrangeira, ele concebe o primeiro esboço daquilo que se tornará a abelha Buckfast Enquanto isso a catástrofe foi geral. O apiário do mosteiro foi destruído pela acariose. De 46 colônias apenas 16 restaram: somente as de carnica e de ligustica sobreviveram. Todas as abelhas indígenas sucumbiram.

1917

Nascimento da linhagem de base da Buckfast, resultado do primeiro cruzamento entre a abelha castanha ligustica x macho da antiga abelha indígena.
No mosteiro cem colônias já se encontram em estado terminal.

1919

O Irmão Columban se aposenta, ao Irmão Adam é confiada a total responsabilidade do apiário do convento no dia 1 de setembro.

1920

Ele se inspira com a leitura do livro „d’avant-garde“ do jovem professor Armbruster : Bienen Zuchtungs Kunde que havia sido publicado recentemente (1919) Primeiras tentativa de cruzamento de F1 de cypria.

1922

Ele percebe o problema causado pela disposição das caixas em linhas. As colônias são então agrupadas em conjunto de quatro, de forma que as saídas estejam orientadas para os quatro pontos cardinais.

1924

Está convencido de que as rainhas devem dispor de um espaço de postura suficiente e sem barreiras. No verão deste ano ele transforma uma parte (60 das 120 colônias) de suas caixas de padrão inglês de 10 quadros em padrão Dadant de 12 quadros.

1925

Instala sua célebre estação de fecundação na landa britânica (Dartmoor). Modelo de isolamento, ela permite a livre obtenção dos cruzamentos específicos desejados. Hoje em dia ainda está em funcionamento. Em junho-julho deste ano, com a estação inteiramente ocupada, se contavam até 520 núcleos por meio quadro Dadant. Estes núcleos permaneceram ali durante o inverno e as rainhas foram portanto submetidas a um severo controle antes da sua introdução, em março, nas 320 caixas de reprodução.

1930

Cria e desenvolve uma nova linhagem. Cruza uma rainha francesa, proveniente do sudoeste de Paris, com um macho de Buckfast (voir les détails de ce „simple“ croisement dan ses „recommandations“). Este novo cruzamento teve um sucesso remarcável.
Neste momento, todas as suas colônias de reprodução são Dadant 12 quadros.

1940

Após dez anos de seleção severa, ele decide introduzir esta nova combinação na linhagem Buckfast A introdução tem sucesso.

1948

Trabalha em colaboração com Dr. O. Mackenson, um dos inventores da inseminação artificial instrumental. A inseminação instrumental é utilizada em Buckfast para a fecundação de algumas rainhas.

A partir de 1950

Investe em sua primeira viagem de pesquisa começando pela Europa: França, Suíça, Áustria, Itália, Sicília e Alemanha. Observa as abelhas de todo o velho mundo em seus biótopos naturais. No seu ambiente de origem foi capaz de notar suas qualidades, e de escolher, in loco, alguns espécimes de valor que seriam testados no clima de Dartmoor, após uma eventual estadia a Buckfast.
Par exemple …

1952

Visita a Argélia, Israel, Jordânia, Síria, Líbano, Chipre, Grécia, Creta, Eslovênia e Alpes ligurianos. Cruzamento com a abelha cecropia.

1954

CConhece a Turquia e as ilhas do Mar Egeu.

1956

Vai para a antiga Iugoslávia.

1958

Incorpora à linhagem principal uma nova combinação de origem grega.

1959

Seqüência de viagens a Espanha e Portugal. A linhagem Buckfast recebe bem o cruzamento com a linhagem grega, visivelmente menos agressivas e ainda menos predisposta a enxameação que a linhagem original.

1960

A Buckfast se enriquece com o cruzamento anatoliano x buckfast, que será posto a prova durante muitos anos.

1962

Seqüência de viagens a Marrocos, Turquia, Grécia, ex-Iugoslávia, Egito e Líbia.

1964

É escolhido membro do conselho da Bee Research Association (Associação de Pesquisas sobre Abelhas, futura IBRA)

1967

Ele incorpora à linhagem Buckfast principal uma nova combinação de origem anatoliana. Esta, mais resistente e mais econômica, é definitivamente incorporada a linhagem Buckfast.

1971

Se torna um dos Vice-presidentes da IBRA (International Bee Research Association). O conselho da IBRA, que o escolheu, percebe que o Irmão Adam dispensa apresentações, sendo provavelmente um dos apicultores mais conhecidos do mundo.

1972

Retorna mais uma vez à Turquia, à Grécia e à ex-Iugoslávia.

1973

Em junho é nomeado Oficial do O.B.E. – Officer of the Most Excellent Order of the British Empire – pela rainha Elisabeth II da Inglaterra.

1974

No dia 13 de maio recebe o Bundesverdienstkreuz na República Federal da Alemanha.

1976-1977

Faz pesquisas intensivas em Marrocos e Grécia.

1982

Retorna a Grécia na ilha de Athos. Começa suas tentativas de uma nova combinação muito promissora com as abelhas de Athos.

1983

Viagem a ilha de Creta na Grécia.

1984

Vai aos Estados Unidos a fim de controlar e corrigir a criação de abelhas Buckfast que vinha se demonstrando falha.

1984 à 1995 à compléter

1987

Em 2 de outubro deste ano é recebido como Doutor honoris causa da Faculdade de Agronomia da Universidade de Uppsala. A novidade chega aos seus ouvidos durante sua viagem à África na qual pesquisou a scutellata e a monticola (Montes Kilimanjaro na Tanzânia e no Quênia).
Este reconhecimento tocou o profundamente pois representava a aceitação oficial do caráter científico de suas pesquisas.
Primeiras tentativas com abelhas scutellata e monticola.

1989

É nomeado Doutor honoris causa na Faculdade de Agronomia na Universidade de Exter (Devon, Reino Unido) em 13 de julho. (Discours de présentation par le Professeur Swanson).
Le 29 Octobre, il donne une conférence dans le cadre du Congrès des apiculteurs Buckfast à Bordesholm. Ces recommandations sont actuellement considérées comme son testament.
.

1992

Em fevereiro ocorre a demissão forçada pelo novo pároco David Charlesworth o qual se recusa a aprovar sue requerimento de um novo assistente técnico, Michael van der Zee.
A colheita do mel neste ano foi tão negativa que o Irmão Adam se viu obrigado a privar-se de sua costumeira colher diária de mel.
Profundamente chateado, este homem de 94 anos, passou o verão e o outono deste ano na sua terra natal, em Mittelbiberach, na casa de sua sobrinha Maria Kehrle.
A produção do apiário do convento é deplorável, não passa de alguns 1500 quilos de mel para 320 caixas.

1993

Fiel a suas obrigações monásticas, o irmão Adam retorna a sua paróquia, para uma vida de isolamento, na indiferença dos outros monges. Um dos maiores bancos genéticos de abelhas fica sob a responsabilidade do Irmão Leo, pároco aposentado o qual não apresenta a menor bagagem no que concerne a criação de abelhas.
O trabalho cai nas mãos de Peter Donovan, antigo assistente do Irmão Adam.
Inquietude entre os criadores de abelhas Buckfast.

1995

O Irmão Adam está aposentado. Encontra-se fragilizado, como sempre, mais ainda alerta. Ele não trabalha mais como apicultor em Buckfast. Vive tranqüilamente numa casa de repouso próxima a estrada. Oapiário do mosteiro é agora dirigido por Peter Donovan, que não é um monge mas que já vem trabalhando com abelhas de Buckfast a 40 anos, como ajudante do Irmão Adam. Peter pede a ajuda de alguns apicultores locais para o trabalho de rotina da próxima estação. (Glyn Davies, Ashburton, Devon, UK)

1996, 1 de septembro

Peter Donovan, que trabalhou muito próximo ao Irmão Adam, divulgou a seguinte notícia para a imprensa: „O Irmão Adam faleceu este 1 de setembro, aos 98 anos“ Carregadas com os genes por ele incorporadas, suas abelhas bem como os métodos por ele criados sobreviverão.

le 7 septembre

Num mosteiro muitas pessoas rendem uma última homenagem ao Irmão Adam. Todos aqueles que assistiram ao funeral foram demonstrar seu respeito a uma das maiores figuras da história da apicultura.

Uma página desta história foi virada.


Esta biografia foi realizada baseada na idéia de Raymond Zimmer na sua brochura: „A abelha Buckfast em Questão“. O complemento foi preenchido aqui e ali pelos manuscritos do irmão Adam, na IBRA e em comentários da Bee World, por um artigo de David J. Taylor (1993), e por trechos extraídos de um
artigo (in English ou en français) de Keld Brandstrup (1996, pároco de Buckfast, set 96)….


Adaptacao para o Portugues por
Tarcila Lucena
São Paulo, Brasil